Blog:
Conheça a diferença
entre algodão e poliéster
A principal diferença entre algodão e poliéster está na origem. O primeiro é uma fibra natural e o outro, um sintético feito com produtos derivados do petróleo, como o etileno.
Entretanto, não é apenas isso que muda entre esses materiais tão comuns na produção de roupas e enxovais de casa. Por isso, é importante conhecer as características de cada um.
Continue a leitura até o fim para ter mais informações sobre estes dois tipos de tecidos!
Quais as principais diferenças desses tecidos?
A sua loja pode vender produtos de algodão e/ou de poliéster porque ambos são vantajosos. Mas, recomenda-se que você entenda que não são iguais devido à:
- Origem;
- Durabilidade;
- Respirabilidade;
- Absorção da umidade
- Maciez e conforto.
Esses pontos provam que poliéster e algodão são diferentes. Veja a seguir um resumo desses pontos com uma especialista da Appel Home:
Conforme o vídeo, ambos materiais possuem vantagens ímpares na produção de toalhas, fronhas, lençóis, etc. Conheça essas características nos próximos tópicos.
As vantagens em ter um produto em algodão
Esse material é hipoalergênico, respirável, confortável e macio. Isso faz com que as peças feitas com ele tenham alta qualidade, o que é mensurado pelo número de fios.
Essa conta é mais simples do que parece: basta fazer a soma dele no sentido vertical e horizontal por polegada.
Ou seja, quanto maior for a quantidade de fios, maior será também a qualidade do item, principalmente em maciez e toque leve ao entrar em contato com a pele.
Na opinião de Rubia Becker, Gerente de Produtos da Appel Home:
“Geralmente, os produtos em algodão tendem a ter um preço maior justamente pelo processo de extração e fabricação do fio”.
Vamos utilizar o exemplo de um jogo de cama.
Já reparou que existem jogos de 180, 200 e 300 fios de algodão? Agora, você sabe que os modelos com mais fios proporcionam uma experiência melhor em qualidade.
Leia também: Entenda o que é o Selo Sou de Algodão!
As vantagens em ter um produto em poliéster
Esse é aquele material altamente durável, que costuma acompanhar a gente durante um longo período.
Nesse caso, a qualidade da peça vai ser medida não pela quantidade de fios, mas pela gramatura. Quanto maior, melhor será a qualidade e a experiência gerada.
A diferença entre as opções disponíveis no mercado pode ser sentida, literalmente, no peso e no toque de cada produto.
Por exemplo, kit Colcha Velvet e kit de Colcha Charme. O primeiro possui textura aveludada e gramatura maior. Ou seja, supera no quesito maciez e agradabilidade.
Você também vai gostar de ler: como aumentar o ticket médio vendendo kits?
Outra questão bem importante que influencia diretamente na precificação de um enxoval de cama, mesa e banho é o tipo de acabamento. A seguir, confira os principais da Appel!
Os tipos de acabamento de peças do enxoval
O acabamento das peças depende do tecido, isto é, da diferença entre algodão e poliéster. Assim como da aplicação desejada em cada item. Veja os exemplos!
Matelassê
É uma técnica de costura que une os tecidos e consegue criar padrões de desenhos geométricos. É famosa por deixar as peças com aparência acolchoadas e fofinhas.
Além disso, por ser costurada, traz uma aparência refinada, de um produto artesanal.
Matelassê ultrassônico
É semelhante ao matelassê, porém não utiliza linhas ou agulhas. Os padrões são criados por uma máquina que une os tecidos através do calor e forma desenhos.
Comparado a técnica costurada, o ultrassônico permite a criação de uma variedade enorme de padrões e tem custo menor. Um bom exemplo é o Kit Cobre Leito Matelassê.
Carved
Agora, um tipo de acabamento superficial e texturizado, que poderia ser chamado de entalhe ou carimbo. Ele também é capaz de criar padrões e desenhos na peça.
Na Appel Home, essa técnica é usada em diversos produtos, como a Manta Flannel Lady.
Dobby
O dobby é uma expressão para tecidos em algodão produzidos em tear com maquineta. Geralmente, são listrados ou quadriculados.
Uma curiosidade é a possibilidade de reproduzir o efeito em ultrassônico, onde se torna aplicável também em poliéster, como o Edredom Toque de Plumas Diamond Dobby.
Toque de plumas
O toque de plumas é uma sensação de conforto e maciez no tecido de poliéster. Trata-se de um resultado obtido por meio de um processo chamado de brushing.
O brushing, por sua vez, é uma espécie de esfoliação delicada que deixa o tecido suave.
Toque de lã de carneiro
Também conhecido como sherpa, é uma réplica fiel ao tecido do animal e, por isso, acaba produzindo mais calor.
Dessa forma, produtos como o Cobertor Sherpa Glamour são ótimas opções nos dias frios.
Percal de microfibra premium
O percal é um tecido em algodão, mas que também pode ser usado para nomear uma peça em poliéster que tenha qualidade superior.
Um bom exemplo desse tipo de acabamento é o Jogo de Cama Charme.
Sabemos as diferenças entre algodão e poliéster, mas qual ter na sua loja?
Aqui na Appel Home nós oferecemos um catálogo inteiro de enxovais que agregam valor à sua loja.
E agora que você sabe a diferença de algodão e poliéster, fica mais fácil entender que ter um mix de produtos pode ser a sua melhor pedida!
Afinal, os consumidores modernos podem estar atentos às tendências do mercado e preferirem itens de fibra natural, permitindo melhor absorção de umidade e maciez.
Ou podem preferir as opções mais acessíveis, de secagem rápida e maior durabilidade.
Em todo caso, é super importante oferecer a eles peças de alta qualidade, que garantem as boas vendas durante todas as épocas do ano.
A Appel Home representa uma marca de quase 50 anos, uma referência em produtos para banho, cama e cuidados do lar. Somos líder de vendas no Brasil.
Fale com um dos nossos consultores e garanta um estoque de alto nível, que supera as expectativas dos consumidores:
Aproveite e siga nossos perfis no Instagram e Facebook para acompanhar os lançamentos.