Blog:
Conheça a diferença
entre algodão e poliéster
De maneira direta, a diferença entre algodão e poliéster está na origem. Enquanto o algodão vem de uma fibra natural, o poliéster é uma fibra sintética, fabricada a partir de produtos químicos derivados do petróleo, como o etileno, por exemplo.
O algodão é uma flor, e a fibra dessa flor é então transformada em fio. Continue a leitura até o fim para ter mais informações sobre estes dois tecidos!
Quais as diferenças?
- Origem
- Respirabilidade
- Maciez
- Conforto
- Absorção da umidade
- Durabilidade
Poliéster e algodão são opostos, mas ambos possuem vantagens ímpares. Veja a seguir!
Vantagens em ter um produto em algodão
O algodão é hipoalergênico, respirável, confortável e macio. Seus produtos têm a qualidade medida a partir da quantidade de fios, sendo a soma dos fios no sentido vertical e horizontal por polegada.
“Geralmente os produtos em algodão tendem a ter um preço maior justamente pelo processo de extração e fabricação do fio”. (Rubia Becker, Gerende de Produtos na Appel Home)
Ou seja, quanto maior for a quantidade de fios, maior será também a qualidade do produto, principalmente em quesitos como maciez e toque leve em contato com a pele.
Vamos utilizar o exemplo de um jogo de cama. Já reparou que existem jogos de 180, 200 e 300 fios? Se antes você não entendia a diferença entre esses números e o preço destas peças, agora você sabe que os modelos com mais fios proporcionam uma experiência melhor em qualidade.
Tudo isso soma-se à qualidade superior e ao processo que resulta em uma peça incomparável.
Vantagens em ter um produto em poliéster
“O poliéster é uma fibra sintética fabricada a partir de produtos químicos derivados do petróleo, como por exemplo, o etileno” .(Rubia Becker, Gerende de Produtos na Appel Home)
Por esse motivo o poliéster é aquele material altamente durável, que costuma acompanhar a gente durante um longo período. Nesse caso, a qualidade da peça vai ser medida não pela quantidade de fios, mas pela gramatura. Quanto maior ela for, melhor será a qualidade e a sua experiência com a peça.
A diferença entre as várias opções de gramatura disponíveis no mercado pode ser sentida, literalmente, no peso e no toque desse produto. Como exemplo, vamos falar do kit Velvet e Charme, duas opções de roupa de cama.
O nosso kit Velvet possui uma textura mais aveludada e uma gramatura maior que o Charme, ou seja, na prática, um acaba superando o outro no quesito maciez e toque agradável na pele.
Voltando a falar sobre preço, outra questão bem importante que influencia diretamente na precificação de um produto é o tipo de acabamento, algo que vale tanto para itens de poliéster quanto de algodão.
Existem vários tipos de acabamento na indústria, mas aqui falaremos em: matelassê, matelassê ultrassônico, carved, dobby, efeito dobby, toque de plumas, toque lã de carneiro e percal de microfibra premium.
Tipos de acabamento
1. Matelassê
Trata-se de uma técnica de costura que une os tecidos e consegue criar padrões de desenhos geométricos. É bem famosa por deixar as peças com aparência acolchoada e fofinha. Além disso, por ser costurada, acaba também deixando a peça com um aparência mais refinada, como um produto “artesanal”.
2. Matelassê ultrassônico
O matelassê ultrassônico é bem semelhante ao matelassê costurado, porém não utiliza linhas ou agulhas. Os padrões são criados por uma máquina que une os tecidos através do calor formando desenhos.
Comparado a técnica costurada, o ultrassônico permite a criação de uma variedade enorme de padrões e também tem um custo menor, um bom exemplo é o Kit Cobre Leito Matelassê presente em nosso site.
3. Carved
O carved é um tipo de acabamento mais superficial, texturizado, que poderia ser chamado de entalhe ou carimbo, capaz também de criar padrões e desenhos na peça. Na Appel Home esse tipo de acabamento é usado em diversos produtos, como a Manta Flannel Lady da foto acima.
4. Dobby
O dobby é uma expressão para tecidos em algodão produzidos em tear maquineta. Geralmente esses tecidos são listrados ou quadriculados, mas o que é curioso é a possibilidade de reproduzir o efeito dobby em ultrassônico, onde se torna aplicável também em tecidos em poliéster, como é o caso do Edredom Toque de Plumas Diamond Dobby.
5. Toque de plumas
O toque de plumas é uma sensação de conforto e maciez no tecido de poliéster. Trata-se de um resultado obtido através de um processo chamado de brushing, uma espécie de esfoliação delicada que deixa o tecido com toque suave.
6. Toque de lã de carneiro
Também conhecido como sherpa, o toque de lã de carneiro é uma réplica fiel ao do animal, que por isso acaba produzindo mais calor. Dessa forma, produtos como o Cobertor Sherpa Glamour são uma ótima opção para os dias mais frios.
7. Percal de microfibra premium
O percal é um tecido em algodão, mas que também pode ser usado para nomear uma peça em poliéster que tenha qualidade superior. Um bom exemplo desse tipo de acabamento é o Jogo de Cama Charme.
E então, entendeu todas as características que diferenciam poliéster e algodão? Aqui na Appel Home nós oferecemos um catálogo inteiro de produtos que agregam valor e qualidade em sua loja. Clique aqui para falar conosco e passe a oferecer nossos itens em seu ponto de venda!
Se preferir acesse nossos perfis no Instagram e Facebook e acompanhe de perto todas as nossas novidades.
Rubia Becker, Gerente de Produtos.