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Como vender pelo WhatsApp: 8 dicas para abordar e dialogar com seus clientes



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Como vender pelo WhatsApp: 8 dicas
para abordar e dialogar com seus clientes

O WhatsApp é uma ferramenta que viabiliza a comunicação entre pessoas através do envio de mensagens instantâneas e chamadas de voz por smartphones. Esse aplicativo lançado em 2009 já alcançou a incrível marca de 2 bilhões de usuários ativos em todo o mundo. Só aqui no Brasil, o número ultrapassa a marca de 137 milhões de pessoas que utilizam a plataforma.

O grande sucesso da ferramenta levou os criadores a desenvolverem uma versão destinada às empresas, o WhatsApp Business. O sucesso do aplicativo é tão grande que já conta com mais de 5 milhões de empresas que o utilizam para divulgar sua marca e estreitar os laços com os clientes.

Se você quer saber como abordar um cliente pelo WhatsApp, confira as nossas 8 dicas de como vender pelo WhatsApp usando as melhores estratégias!

1 – Utilize o WhatsApp Business

É comum que algumas pessoas cometam o erro de utilizar a mesma conta de WhatsApp pessoal para a empresa. Entretanto, o mais correto seria utilizar a plataforma criada para esse fim, o WhatsApp Business.

O WhatsApp Business oferece uma experiência surreal para que a sua marca possa alcançar um número bem maior de pessoas. Com ele, sua empresa conta com diversas facilidades e oportunidades, além de passar confiança e seriedade do negócio através do indicador de conta verificada, o que garante a segurança de cada transação feita pelo aplicativo.

2 – Faça listas de transmissão

Quem quer aprender como prospectar clientes pelo WhatsApp a primeira dica é começar criando uma lista de transmissão. Esse recurso facilita a comunicação com os clientes, pois permite fazer disparos para as mesmas listas, sem a necessidade de selecionar todos os contatos a cada envio feito.

Com a lista de transmissão, é possível alcançar ótimos resultados em suas campanhas. Isso porque você pode segmentar as campanhas direcionando-as para os principais interesses do funil de vendas dos leads, ou seja, prospecção e vendas.

3 – Nutra os clientes com conteúdos relevantes

Como vender pelo WhatsApp

Disponibilizar a sua marca no WhatsApp Business requer a aplicabilidade de técnicas que forneçam ao usuário a solução para suas dores.

Você deve estar se perguntando como produzir conteúdos relevantes. O primeiro passo é entender os motivos que levaram a pessoa a entrar em contato com a sua empresa. O segundo passo é agrupar as pessoas com interesses iguais em listas de transmissão para facilitar o compartilhamento de conteúdos. 

O último passo tem a ver com a produção do conteúdo efetivamente. Nessa etapa, você deve criar conteúdos que se comuniquem com seu público, pois é através desses conteúdos que você criará um relacionamento com seu lead, apresentando um problema que ele possa ter em sua vida e mostrando que sua marca pode ser a solução que ele procura.

4 – Monte um cronograma de mensagens

Outra dica muito importante para quem está em busca de ter sucesso nas vendas pelo WhatsApp Business é ter um cronograma de envio de mensagens. 

Uma das formas de prospectar clientes pelo WhatsApp é manter um fluxo constante de conteúdos relevantes para nutrir o seu cliente, fazendo-o perceber que a sua marca tem a solução para o problema que ele tem.

A dica é deixar manter uma interação equilibrada com os leads, com uma pausa entre uma comunicação ou outra de 1 ou 2 dias. Lembre-se de sempre ter um script de vendas pronto para não perder o time da conversa e perder o cliente.

5 – Faça uso dos gatilhos mentais

O maior interesse de uma empresa ao utilizar o WhatsApp Business é aumentar as vendas e fidelizar os seus clientes. Uma estratégia forte e eficaz para ser utilizada em prol disso são os chamados gatilhos mentais.

Gatilhos mentais nada mais são do que copys eficientes que fazem com que as pessoas ajam por impulso. Os principais gatilhos mentais que você pode utilizar nas suas comunicações com os seus clientes são:

– Urgência: “Aproveite frete grátis válido até amanhã”

– Escassez: “Últimas unidades de edredom para você não passar frio neste inverno!”

– Prova social: “9 entre 10 clientes consideram os produtos da Appel como os melhores”

– Autoridade: “Appel, a única indústria têxtil a disponibilizar treinamento de vendas para os seus parceiros”

Sempre que tiver promoções, queima de estoque, Black Friday ou lançamentos exclusivos, utilize as dicas acima para trazer mais conversão em suas campanhas.

6 – Qualifique sua equipe de vendas

De nada adianta ter um canal de vendas bem estruturado como o WhatsApp Business, sem uma equipe de vendas bem preparada para atender com eficiência as pessoas interessadas.

O primeiro passo para ter sucesso na prospecção de vendas pelo WhatsApp é trabalhar a inteligência emocional da equipe que ficará responsável pelo atendimento de vendas. Com isso, todos saberão identificar seus momentos sensíveis e vão poder trabalhar suas reações da melhor forma possível. Além do mais, é interessante manter o pessoal preparado para entender em qual etapa do funil se encontra o lead e direcionar a comunicação para mantê-lo interessado.

Aproveite para elaborar um script de vendas com uma comunicação objetiva e alinhada com o interesse da marca.

7 – Utilize o WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay é uma funcionalidade do WhatsApp que foi lançada em 2021. O seu objetivo é facilitar o recebimento e o envio de dinheiro entre os usuários do aplicativo, de maneira simples, rápida e fácil.

A inserção dessa funcionalidade permitiu que as transações entre empresas e clientes ficassem menos burocráticas, permitindo que tudo possa ser feito através do aplicativo. Atualmente, o recurso permite efetuar pagamentos com cartões de crédito nas bandeiras Visa e Mastercard e débito nos bancos Nubank, Banco do Brasil e Sicredi.

O mais interessante desse serviço é que ele não gera taxas para os consumidores e não tem limite de pagamentos para vendas de produtos ou serviços feitos pelo WhatsApp Business.

8 – Use uma linguagem acessível a seu público

Nossa última dica foca em algo bastante delicado e complexo, a linguagem. Nós estamos acostumados a utilizar uma linguagem mais informal e descontraída nas conversas com outras pessoas no nosso dia a dia. 

Contudo, quando estamos falando de negócios, a linguagem deve seguir um caminho que a pessoa interessada possa entender a mensagem de forma clara e objetiva, não deixando espaço para interpretações equivocadas. 

Observe a linguagem que o seu cliente utiliza quando se comunica e adapte a sua comunicação para o mesmo tom de voz, sempre de forma clara e objetiva. Evite utilizar palavras difíceis e que vão causar dúvidas. Lembre-se, o seu foco é vender.

Como vender pelo Whats

Viu como é fácil inserir o WhatsApp Business para prospectar clientes e fazer vendas pelo aplicativo? Basta um pouco de atenção e treinamento que a sua empresa pode alcançar muito sucesso com essa ferramenta.

Lembre-se de programar modelos de mensagens automáticas no WhatsApp para serem disparadas quando sua equipe estiver ocupada ou fora do horário de atendimento. Tenha sempre o seu catálogo de produtos pronto para apresentar aos seus clientes.

Conte sempre com a Appel Têxtil para te ajudar com dicas para você alavancar o seu negócio.

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