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Comunicado de aumento de preço: como anunciar
aumento de preço sem perder a clientela?
Descubra como comunicar o aumento de preço dos seus produtos sem reduzir a satisfação e sem perder clientes por conta disso.
Comunicar o aumento de preços pode ser uma tarefa bastante complicada para quem faz a gestão da equipe de vendas, isso porque se faz necessário definir um plano estratégico para definir como informar o reajuste de preço para o cliente sem causar sérios danos à empresa.
Como sabemos que muitos de nossos clientes possuem dificuldades na hora de anunciar o aumento de preço para seus clientes, trouxemos 4 dicas infalíveis de como fazer um aviso de aumento de preço em sua loja. Confira!
Aprenda como comunicar aumento de preço de itens de cama, mesa e banho
É bastante normal que as lojas reajustem os valores dos produtos, de acordo com o cenário comercial. Isso pode ser justificado pelos seguintes motivos:
– manter a competitividade;
– aumentar a margem de lucro;
– acompanhar a inflação.
O maior problema enfrentado pelos lojistas reside na hora de comunicar o aumento de preço dos produtos para o cliente, que muitas vezes não reage bem e acaba saindo da loja e procurando a concorrência.
Para quem busca uma forma de como anunciar o aumento de preço em sua loja, basta seguir essas dicas que vão ajudar a amenizar a resistência dos clientes, evitando a saída dos mesmos.
1. Faça um comunicado de aumento de preço com antecedência
O primeiro passo para fazer um comunicado de aumento de preço é notificar toda a sua base de clientes com muita antecedência. Agindo dessa forma você consegue preparar os clientes e evitar qualquer desconforto pela mudança.
A comunicação precisa ser clara e objetiva, apresentando os fatores reais que levaram a empresa a tomar essa decisão. Abaixo, segue um exemplo de um comunicado de aumento de preço para você enviar para os seus clientes.
2. Justifique o aumento dos preços de forma convincente
Como exposto anteriormente, é preciso informar a sua base de clientes sobre o aumento de preço dos produtos, porém, além de comunicar o aumento de preço, é preciso informar todos os fatores que contribuíram para tal fato.
Para isso, você precisa comunicar de forma clara e convincente os reais motivos que o levaram a tomar essa decisão. Essas mudanças de preço, normalmente, ocorrem para corrigir defasagens da inflação do ano anterior, aumentos de salários e/ou do processo de produção, custo com fornecedores, etc.
Abaixo segue um exemplo de e-mail de como comunicar o aumento de preço, com a justificativa dos fatores condicionantes da mudança.
3. Apresente aos seus clientes os benefícios que a sua empresa oferece
Um passo muito importante na hora de comunicar o aumento de preço é reforçar todos os benefícios ofertados pela sua empresa.
Aqui é o momento de mostrar e reforçar todos os diferenciais que continuarão a existir, independentemente do aumento dos preços.
Mostre aos seus clientes que tudo o que você vende é essencial para a rotina dele, e que esse aumento servirá para manter a qualidade, tanto nos produtos quanto no atendimento personalizado.
Dessa forma, você consegue amenizar a resistência dos clientes, fazendo com que eles aceitem o reajuste e enxerguem o cuidado que a empresa teve em informar antecipadamente o aumento.
Abaixo segue um modelo de e-mail para comunicar o aumento com reforço de benefícios oferecidos pela empresa.
4. Ofereça vantagens que favoreçam a aceitação dos novos preços
Para finalizar a nossa lista de dicas sobre como anunciar aumento de preço, sugerimos que você ofereça benefícios exclusivos, como cupons de desconto para clientes antigos.
Outra forma também bastante eficaz é oferecer promoções associadas ao valor de cada compra. Assim, o cliente poderá ir se acostumando com a nova realidade da empresa.
Nunca se esqueça que todas essas dicas precisam estar em conformidade com a realidade da sua empresa. Por isso, cautela na hora de ajustar o preço dos produtos e de oferecer vantagens.
Após apresentarmos essas dicas de como comunicar aumento de preço de produtos de cama, mesa e banho, o próximo passo e mais importante é acertar a comunicação, mostrando transparência em todas as etapas. Assim, o reajuste de valores não causará muitos impactos no seu relacionamento com o cliente.
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