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Como aproveitar datas comemorativas
para impulsionar as vendas
Este conteúdo é para os lojistas que querem aumentar suas vendas. Trouxemos dicas úteis para aproveitar datas comemorativas e fortalecer a margem de lucro do seu negócio. Se você tem uma loja de toalhas ou comércio em outro segmento, confira agora como sair do óbvio e surpreender sua clientela em períodos sazonais do ano.
Principais datas e eventos do nosso calendário
Independente do setor e do produto, sempre dá para entrar na onda de um data comemorativa e oferecer algo a mais ao comprador. O motivo é simples: Todo consumidor adora um desconto, um bônus, combo especial, enfim, alguma promoção que valha a pena.
Anote no seu planejamento anual as principais datas e eventos do calendário aqui no Brasil.
- Carnaval
- Aniversário da cidade
- Dia do Consumidor
- Páscoa
- Dia das Mães
- Dia dos Namorados
- Dia dos Pais
- Dia das Crianças
- Black Friday
- Natal
- Ano novo.
1 – Conheça seu estoque e programe-se
Antes de pensar na estratégia de venda, comece pelo básico: Visite seu estoque com papel e caneta na mão, veja como ele está de mercadorias, faça um balanço total dos produtos, organize-os no local mais acessível para o seu time de vendas e analise se a quantidade disponível de itens é o suficiente para criar uma mega ação em sua loja de toalhas ou outros artigos.
Essas tarefinhas iniciais trazem uma noção do tamanho da campanha, e te ajudarão também a saber o quanto de estímulos será dado às pessoas para irem até seu estabelecimento. Lembre-se: Se tem algo incômodo e extremamente frustrante para o cliente é a propaganda enganosa. Portanto, nada de chamar a cidade inteira se você não tem estrutura para receber mais de 30 pessoas ao mesmo tempo. Certo?
2 – Alinhe o atendimento da equipe
Ainda falando de planejamento, temos mais uma dica: Reúna, com antecedência, sua equipe de vendedores e alinhe pontos importantes do processo de venda. Repasse as etapas, desde a abordagem na porta até a finalização no caixa, as condições da promoção e troque dicas sobre as melhores práticas de atendimento ao público. Assim, todos falarão a mesma língua e situações constrangedoras serão evitadas.
✏️ Clique e leia: Treinamento de atendimento ao cliente: como preparar minha equipe?
3 – Crie algo atrativo, que vá além do básico desconto
Desconto é importante? MUITO, mas ele não é tudo. Se não for possível baixar os preços como gostaria, ofereça outras vantagens e saia na frente da concorrência. Confira algumas ideias de promoção para aumentar as vendas em datas comemorativas:
- Frete grátis, se você trabalhar com e-commerce
- Edições limitadas e coleções relâmpago
- Kits promocionais: na compra de produto A, leve o produto B
- Melhores condições de pagamento
- Atração na loja com decoração temática e uniforme especial para a equipe
- Cashback ou cupom para próxima compra
- Programa de indicação
- Cartão fidelidade
- Sorteio: compras acima de R$150 concorrem a um presente exclusivo, por exemplo.
4 – Divulgue nas redes sociais
Deixe o seu público ficar sabendo da ação que será realizada na sua loja de toalhas ou outros artigos. Envie mensagens via lista de transmissão, publique teasers para atiçar a curiosidade, poste fotos e stories dos itens e das condições especiais que o seu estabelecimento oferecerá no dia. A divulgação via mídias digitais vai impulsionar o boca a boca.
✏️ Clique e leia: Como organizar estrategicamente sua loja para vender mais?
5 – Estreite a relação com seu público
E o melhor conselho ficou para o final. Aproveite a chance de receber seu público na loja e use esse tempo para conhecer melhor seus clientes. A data comemorativa sempre pede um atendimento mais personalizado, por isso, use-a a seu favor e aumente as chances de fidelização.
Boas vendas!
E então, já sabe o que vai fazer na sua loja de toalhas ou outro tipo de comércio na próxima data comemorativa? O nosso time Appel Têxtil deseja ótimas vendas!
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