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Como aumentar o ticket
médio vendendo kits e combos
Você sabia que uma das principais estratégias para aumentar o ticket médio da sua loja é a venda de kits e combos de produtos? Não sabia? Então confira o conteúdo a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o tema.
Vantagens de vender Kits e Combos
Hoje vamos explicar como a venda de kits e combos de produtos pode aumentar significativamente o faturamento da sua loja.
A venda de kits e combos de produtos já é muito comum no e-commerce, mas pode ser aplicada também em lojas físicas com as mesmas estratégias. As grandes vantagens de criar kits de produtos são:
- flexibilidade na formação de preço
- otimização do estoque
- fidelização do cliente
- aumento do Ticket Médio
Como funciona a venda de Kits e Combos?
A primeira coisa que precisamos ter em mente é que não dá para criar kits aleatórios. Esses produtos precisam ter uma lógica para o nosso cliente. Então, antes de mais nada, você precisa analisar o comportamento de compra dos seus clientes, para assim conseguir montar um kit adequado para ele.
Agora falando sobre a vantagem de vender produtos em kits, vamos analisar a formação de preço.
O ideal é que o valor do kit seja um preço inferior do que o cliente pagaria se fosse comprar os produtos separadamente, assim você mostra que é muito mais vantajoso adquirir o kit.
Seus clientes vão acabar pagando menos e também vão adquirir todos os produtos que precisam.
Otimização de estoque
Vender kits pode fazer o seu estoque girar mais, principalmente se você estiver com algum problema de baixa saída em um item específico.
Mas como isso acontece? Quando você for criar o seu kit procure juntar um produto que tem uma alta demanda com o que tem uma menor saída, dessa forma o produto de alta demanda chama atenção do consumidor, que acaba adquirindo o kit completo e assim o produto de baixa demanda começa a sair do seu estoque.
Fidelização de Clientes
Quando você oferece um kit pronto que contem o que o seu cliente precisa, isso acaba facilitando a vida dele, pois a partir disso ele não precisa ficar procurando os produtos individualmente e nem somando os valores.
Já imaginou quanto tempo do processo de compra e venda você poupa montando um kit? Pois é, eles realmente facilitam a sua vida e a dos seus clientes também.
Aumento do Ticket Médio
Se você está se perguntando como isso é calculado, saiba que o ticket médio nada mais é do que a soma de todas as vendas em um determinado período dividido pelo número de compras. Ou seja, é a média do valor que os clientes costumam gastar na sua loja.
Então, quando você vende kits, o consumidor acaba sendo incentivado a comprar mais produtos de uma única vez. Desse modo, fica claro que aumentando o ticket médio, consequentemente você aumenta o faturamento da sua loja.
Venda Casada
Não podemos terminar esse conteúdo sem falar uma coisa que você precisa ter muito cuidado, a venda casada.
O termo venda casada é usado com frequência, porém de uma forma errônea, uma vez que a prática é proibida no Brasil e está prevista no Código de Defesa do Consumidor.
A venda casada é quando você obriga o cliente a comprar um item para adquirir o outro, mesmo que ele não queira um deles. Essa regra vale também para os preços, que não podem ser abusivos para induzir a compra do kit.
O cliente tem que ter a opção de comprar os produtos separadamente se ele quiser, então lembre-se, kit de produtos e venda casada não são a mesma coisa.
Elevando Suas Vendas com Conhecimento
Esperamos que as dicas compartilhadas neste conteúdo contribuam para o sucesso das suas vendas. Na Appel Home, nosso maior objetivo é auxiliar você a alcançar resultados cada vez melhores.
Dione do Amaral, Analista Comercial na Appel Home.