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Como organizar estrategicamente sua loja para vender mais?



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Como organizar estrategicamente sua
loja para vender mais?

Todo lojista já fez ou ainda se faz aquela pergunta: o que fazer para vender bem e de forma contínua, mantendo o movimento tanto de mercadorias e serviços quanto de clientes? Bom, as vendas dependem de vários fatores, inclusive da forma como a mercadoria está exposta, de como ela vai ser apresentada ao cliente e de outros aspectos. Saber como organizar uma loja pode ajudar ou até ser a solução para a baixa saída do estoque.

Por isso hoje, as dicas vão ser estratégias de como aumentar as vendas da sua loja de roupa de cama, toalhas de banho, decoração para casa ou seja qual for o segmento através da organização. Confere aí!

Invista na fachada e faça uma boa apresentação

Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”? Ele também vale para o ramo das vendas e comércio. A forma como as pessoas veem a sua loja, desde a fachada, a vitrine e a decoração, conta muito na hora delas decidirem se vão entrar ou não para conhecer o seu produto.

Uma boa fachada, limpa e bem organizada, já serve como uma forma de captação de potenciais clientes. Uma vez que ele gosta do que vê por fora, aumentam suas chances de entrar nem que seja para dar uma olhadinha.

Já na parte de dentro, mantenha a limpeza (especialmente nos dias de chuva) e invista em um aromatizador de ambientes. Loja limpa e cheirosa é um convite para ficar. E claro, mantenha a climatização agradável, nem muito quente, nem muito frio. Se coloque no lugar do cliente, verifique como está o tempo lá fora e torne sua loja um lugar confortável de estar.

Coloque um som ambiente, músicas leves que completem a experiência e não a torne um caos do barulho. A trilha sonora também é parte importante de como organizar uma loja.

Distribua o time de vendas

É fácil encontrar por aí os vendedores todos lado a lado criando um “paredão” que acaba inibindo e afastando os clientes – o mesmo acontece com as rodinhas-, então o ideal é que todos estejam bem distribuídos, sempre com alguém próximo à porta para oferecer ajuda sem sufocar o cliente. Organize combinações de marcas, modelos e acessórios.

Organize combinações de marcas, modelos e acessórios

Vamos utilizar o exemplo de uma loja de toalhas de banho, que tal dar um destaque para incluir uma toalha de rosto da mesma cor para combinar?

Esse gesto supersimples ajuda o cliente a visualizar mais que o produto, o fazendo enxergar a ocasião perfeita para utilizar aquela combinação. Pense nisso e organize combinações interessantes do seu produto com algo que possa complementá-lo.

Exponha os produtos com estratégias e foco na visibilidade

Toda loja tem os seus produtos que vendem mais, tem os experimentais e a promoção. Depois de já ter definido o foco da vez, aquele produto que você quer fazer girar, destaque ele na vitrine.

A vitrine cumpre o papel fundamental de apresentar os produtos e encantar quem passa. Por isso, dê visibilidade para os produtos com potencial de venda, seja pelo preço, pela moda ou por outro fator que o torne popular.

Deixe a iluminação agradável

Tanto a vitrine, quanto os expositores internos e o caixa, tudo precisa estar visível, agradável e bem-sinalizado, principalmente no caso das lojas maiores. Assim como a climatização e o aroma do ambiente, a iluminação pode encantar ou espantar, então deixe tudo o mais leve possível de acordo com a cor predominante no estabelecimento.

Hora de mostrar que já sabe como organizar uma loja

Anotou tudinho? Então agora leve todas as ideias para o seu time, seus colegas de vendas ou sua gerência. Saber identificar e buscar a solução são os primeiros passos para colocar em prática todas as dicas de como organizar uma loja.

Boas vendas!

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