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Como usar marketing sensorial na sua loja: explore os 5 sentidos



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Como usar marketing sensorial na
sua loja: explore os 5 sentidos

Você sabia que cerca de 75% das emoções que experimentamos diariamente são geradas pelos nossos 5 sentidos?

Por isso, o marketing sensorial é tão importante, já que o objetivo da estratégia é envolver os 5 sentidos humanos para gerar uma experiência memorável.

Essa estratégia busca engajar os 5 sentidos para enriquecer a experiência do cliente utilizando sons, aromas, texturas, sabores e imagens. O marketing sensorial visa criar uma conexão emocional, aumentando a lembrança da marca e a satisfação na compra.

Quando aplicado em uma loja, ele pode desempenhar um papel fundamental para atrair, envolver e criar uma conexão com seu cliente.

Hoje vamos entender melhor os 5 sentidos e como aplicar essa estratégia na sua loja. Acompanhe até o final!

Visão (olhar)

vitrine de loja com promoção

Esse sentido se concentra principalmente em elementos visuais para atrair atenção. 

A escolha das cores, layout ou iluminação da loja podem influenciar no humor e na percepção do cliente.

Algumas dicas para utilizar o sentido da visão na sua loja:

– Vitrines atraentes: utilize histórias visuais ou temas sazonais. 

– Sinalização clara: dê destaque aos locais onde está o produto e deixe os preços bem visíveis.

– Rotação de produtos: mude com frequência o local dos produtos para dar uma sensação de novidade, e também para testar os locais onde determinados produtos são mais vendidos.

Audição (escuta)

pessoa tentando ouvir

A música que você escolhe para sua loja tem um papel fundamental na criação de um ambiente de compra favorável. 

Portanto, utilize uma playlist adequada para estimular emoções e a compra, mas lembre-se de escolher músicas que façam sentido com a sua loja e com seu público.

Tenha cuidado também com o volume, pois o objetivo é criar um ambiente acolhedor, e não distrair o seu cliente.

Olfato (cheiro)

mulher cheirando uma toalha

 

O olfato está ligado diretamente à memória, o que pode fazer a sua loja ser lembrada pelo cliente.

Utilize aromas em diversos pontos da loja e lembre-se de procurar um aroma que combine com o produto que você vende.

Aproveite para aplicar esse aroma da loja também na sua sacola ou embalagem, assim o cliente leva o cheiro da loja para dentro da sua casa.

Este aroma pode ser algum já pronto ou até mesmo um desenvolvido exclusivamente para sua loja.

Paladar (gosto)

duas pessoas bebendo café

Para lojas que vendem alimentos, é mais fácil explorar esse sentido, mas é possível fazê-lo também em lojas de outros segmentos.

Um exemplo disso seria o espaço do cafezinho, onde seu cliente pode degustar algum aperitivo e se sentir mais à vontade. 

O legal é que essa estratégia pode aumentar o tempo de permanência do cliente na sua loja.

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Tato (toque)

toalhas em prateleira de loja

A textura dos produtos na loja pode influenciar na percepção da qualidade do valor do produto. 

Por isso, tenha produtos em exposição que estejam fora da embalagem, para que ele possa tocar, sentir e provar. Isso pode ser muito importante para a decisão de compra.

Além da Compra: Conexão com o Cliente

O principal objetivo do marketing sensorial é trabalhar com os 5 sentidos juntos, para assim criar uma experiência única.

Esta estratégia não serve apenas para incentivar a compra, mas também para promover uma conexão com seu cliente.

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Franciele Quaiato, Supervisora de Marketing na Appel Home.

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