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Como montar uma vitrine usando o círculo cromático



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Como montar uma vitrine
usando o círculo cromático

Você sabia que 70% dos clientes entram na loja pela vitrine? E que essa decisão é tomada nos primeiros 5 segundos de observação?

Quando estamos em uma loja com as peças bem organizadas em seus devidos lugares, acabamos até prolongando o tempo de permanência por conta dessa sensação de harmonia e, consequentemente, observamos melhor os produtos que estão à disposição.

E como a vitrine é a primeira coisa que o cliente olha, é preciso caprichar!

Acompanhe esse conteúdo até o final para entender melhor como deixar sua vitrine ainda mais atrativa utilizando o poder das cores!

O tema da vitrine: a base de tudo

Antes de falarmos das cores, precisamos falar de algo essencial na construção de uma vitrine atrativa: a escolha do tema.

A partir do tema, que pode ser inverno, verão, ou datas comemorativas, nós vamos escolher as cores.

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O círculo cromático

círculo cromático

O círculo cromático é uma representação visual das cores organizadas de forma circular, o que ajuda na harmonização.

Existem algumas variações nesse círculo, mas as mais básicas são formadas pelas cores primárias e secundárias.

Mas como trabalhar com ele? Vamos apresentar 5 combinações básicas que podem ser feitas.

Cores frias

cores frias

Verde, azul, roxo e todas as cores que circulam entre elas. A combinação dessas cores traz uma sensação de relaxamento, suavidade e refrescância.

Vale lembrar que não existe certo ou errado. Por exemplo, se essas cores forem usadas para compor uma vitrine de verão, tons de azul e verde são capazes de trazer muita refrescância. Já em uma vitrine de inverno, você vai conseguir um conceito mais intimista.

Cores quentes

cores quentes

São os tons de vermelho, laranja e amarelo. Em uma vitrine, essas cores trazem a sensação mais intensa de acolhimento e alegria.

As cores quentes são ideais para montar uma vitrine mais festiva, como o carnaval, por exemplo.

Mas atenção: se a sua vitrine for pequena, o excesso dessas cores pode deixar ela ainda menor.

Cores monocromáticas

cores monocromáticas

São os tons que derivam da mesma cor. Ou seja, você escolhe uma cor e trabalha em todas as tonalidades da mesma.

Para uma vitrine, as cores monocromáticas são interessantes por passarem uma sensação de equilíbrio e sofisticação.

É uma ótima estratégia para deixar a vitrine mais ‘clean’ e minimalista.

Cores análogas

cores análogas

São cores que ficam próximas entre si. Trabalham num tom base, mas em direções opostas. 

Esse tipo de combinação traz uma sensação de unidade e equilíbrio, justamente porque elas compartilham o mesmo tom base. 

Pode ser uma boa estratégia para vitrines que apresentam combos e kits de produtos. 

Cores complementares

cores complementares

São aquelas que ficam diretamente opostas no círculo, como por exemplo, o verde e o vermelho, o roxo e o amarelo. 

Essa combinação cria um alto contraste e chama a atenção. Traz a sensação de alegria, criatividade e personalidade. 

Logo, se você tem um produto diferenciado e inovador, as cores complementares são a escolha ideal. 

Dicas extras

Além das cores, precisamos nos atentar para duas coisas muito importantes e fundamentais em uma vitrine: a luz e a quantidade de produtos

Uma boa iluminação faz toda diferença por ajudar a valorizar a proposta da vitrine. A cor só existe com a interferência da luz, não é mesmo?

Muito cuidado também com a poluição visual. Não tente colocar todos os produtos na sua vitrine. 

E no caso da falta de espaço?

Se você não tem espaço para uma vitrine na sua loja, você pode usar essas dicas para montar um espaço dentro da sua loja, mesmo que seja pequeno. 

Aqui na Appel Home, queremos que sua jornada de vendas seja mais produtiva e lucrativa. Se tiver dúvidas ou quiser compartilhar suas experiências entre em contato conosco. Vamos crescer juntos!

Continue em nosso blog e veja como aumentar o ticket médio vendendo kits e combos.


Rubia Becker, Gerente de Produtos na Appel Home

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