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Negócio digital: como levar sua empresa para o online?



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Negócio digital: como levar
sua empresa para o online?

Consolidado ou não fora da internet, todo empreendedor merece ver o ambiente digital como uma rede de infinitas possibilidades. Afinal, aplicar o marketing digital para produtos físicos, ou serviços, pode não só aumentar o número de vendas, como também de clientes, fortalecer sua marca e acabar expandindo o alcance da empresa de forma exorbitante.

Se você está se perguntando como fazer isso, fique calmo. O processo acontece aos poucos e gera muitas dúvidas. Mas, para te ajudar e trazer algumas dicas, hoje a Appel preparou um guia definitivo: confira o passo a passo para levar sua empresa para online!

Passo 1: O que você espera do negócio digital na prática?

Comece respondendo o quê te impulsiona a estar com seu negócio nas redes sociais, em um marketplace, criar um e-commerce ou blog. O que você quer com isso? Aumentar as vendas? Quebrar as fronteiras de uma loja tradicional física? Gastar menos e lucrar mais?

Essas respostas, além de orientarem sobre o que você quer, também darão um norte de como fazer. Se a ideia for fixar a sua marca na memória das pessoas, por exemplo, criar um perfil nas redes sociais e alimentar o feed com conteúdos relevantes pode ser um caminho.

Passo 2: Algumas possibilidades

Nesta parte vamos te dar alguns exemplos de plataformas que você pode aderir e explicar brevemente sobre como elas podem ajudar o seu negócio digital.

  • Criação de conteúdo para redes sociais: A abordagem eficiente, amigável e receptiva que as redes proporcionam pode aproximar a sua marca do dia a dia do seu cliente, mesmo que ele nunca tenha comprado nada em sua loja. A produção de conteúdo não vai necessariamente oferecer e vender seu produto, mas vai fazer com que seu seguidor lembre da sua marca quando precisar.
  • Textos para blog: Você pode achar que os blogs estão mortos, mas não. Os robôs do Google adoram este tipo de conteúdo (quando bem executado) simplesmente por ajudar a responder dúvidas das pessoas que usam o site. Por exemplo: imagine que o seu site oferece produtos de cama, mesa e banho. Que tal ensinar as pessoas a dobrar roupão de banho? Com certeza tem alguém pesquisando no Google qual a melhor forma de utilizar essas peças na decoração do banheiro, ou cobertores na decoração do quarto.
  • Marketplace: permite que a sua loja esteja em grandes vitrines nacionais/internacionais e pode gerar mais lucro que investimento. Além disso, é uma ótima forma de conseguir tráfego de usuários qualificados que realmente possuem interesse na sua mercadoria e pode conseguir taxas de conversão interessantes. É uma ótima forma de iniciar no ambiente digital.
  • E-commerce próprio: Além do funcionamento 24h, uma loja virtual vai poupar você de custos básicos que teria em um espaço físico, como água, energia elétrica, segurança, funcionários e assim por diante. O e-commerce precisa, em si, de muito menos investimento que comparado a uma loja física, pois seu alcance pode ser todo o país ou mais. Contudo, fique atento que novas demandas nascem com o e-commerce e chamam-se Logística, garantias e logística reversa.

Passo 3: Tenha AQUELA oferta diferencial

Aproveite a sua presença no ambiente digital e ofereça ofertas exclusivas que possam chamar a atenção. Apesar da concorrência, o mercado é enorme e preços atrativos sempre se destacam.

O setor vem crescendo como nunca: Dados divulgados pelo Canaltech mostram que só em setembro de 2021, o mercado de lojas online cresceu 24,21% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Passo 4: Conheça seu público

Talvez o mais difícil e trabalhoso seja identificar a sua persona, reconhecer as dores e os desejos dela. Sem entender com quem você irá falar, o seu negócio digital pode ser só mais um no meio de tantos. Portanto, a dica é: encontre um nicho de clientes.

Isso não vai fazer você perder vendas, muito pelo contrário, vai te ajudar a oferecer um serviço de excelência para um público que hoje não encontra isso com facilidade.

Bora expandir sua empresa para um negócio digital?

E então, depois dessas dicas você já é um especialista de negócios digitais? Fique tranquilo, esse processo pode parecer bastante complexo no início, mas, tomando algumas decisões focadas e respondendo algumas perguntas, ter o seu negócio digital fica muito mais fácil.

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