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Treinamento de atendimento ao cliente: prepare sua equipe para 2023



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Treinamento de atendimento ao cliente:
prepare sua equipe para 2023

Esse é um ano importante para o Brasil no setor econômico. 3 Anos depois do lockdown, ainda estamos sentindo as instabilidades deixadas pela pandemia. Portanto, qualificar sua equipe e cativar seus clientes é fundamental para assegurar seu negócio em 2023. 

Pensando nisso, trouxemos recomendações de treinamento de atendimento ao cliente. Isso vai ajudar seu time a aprimorar o atendimento e a prestação de serviços. Vale a pena conferir!

Como montar um treinamento?

Para montar seu  treinamento para atendimento ao cliente ou escolher um curso e investir na melhora de falhas específicas do seu time, você precisará reconhecer o que já está bom no seu atendimento, ter clareza sobre o que precisa ser aprimorado e pensar em uma maneira eficiente e afetiva de repassar esse conhecimento para o seu time.

Outra dica é ouvir seus clientes mais críticos e antigos. A experiência próxima que eles têm com a sua empresa pode trazer uma visão relevante de alguém de fora. Esse cliente provavelmente já está com você há alguns meses e nesse tempo pode ter vivenciado situações em que um treinamento para atendimento ao cliente faria total diferença.

Dicas para o seu treinamento para atendimento ao cliente

Confira nossas recomendações:

1 – Mapeie o que seus clientes esperam que melhore

Já recebeu alguma reclamação a respeito da sua empresa? Se sim, a respeito de qual etapa do atendimento? E qual era a queixa do cliente? Nessa etapa, entreviste brevemente seus clientes e mapeie suas dores.  

2 – Identifique onde seu atendimento está pecando

Evite falhar com sua equipe. Não se engane como muitos gestores que acham que as falhas no atendimento têm relação apenas com o comprometimento do profissional. Isso não é verdade: como responsável pelo time, seu papel é oferecer conteúdo e disponibilizar conhecimento para corrigir falhas.

Como montar um treinamento para atendimento ao cliente

Analise onde estão as falhas que impactam na satisfação do cliente e na decisão de compra.

3 – Desenhe um objetivo a partir disso

Agora é hora de colocar tudo no papel e definir o objetivo do treinamento de atendimento ao cliente.  Depois de ouvir seus cliente mais críticos, nessa etapa se faça perguntas do tipo:

  • É preciso melhorar a abordagem ou a finalização do atendimento?
  • O seu colaborador já tem o conhecimento necessário para basear os argumentos durante a venda do produto ou serviço?
  • A abordagem pós-venda acontece com a frequência adequada e está sendo efetiva?

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4 – Use exemplos de situações reais e cotidianas durante o treinamento de vendas

Seu colaborador precisa se identificar e se reconhecer no treinamento de atendimento ao cliente. Para garantir colaboradores curiosos e engajados, cite e demonstre exemplos de situações reais que já aconteceram em sua loja. Assim o curso tende a ficar mais prático e interessante.

Nessa hora, não cite apenas as falhas do seu colaborador ou time. Também relembre e fale sobre os pontos positivos no atendimento. Fale sobre as vezes em que um problema pode ser resolvido com facilidade e rapidez graças a proatividade de um funcionário.

prepare sua equipe para 2023 - treinamento para atendimento ao cliente

Na hora de lidar com a equipe no treinamento de atendimento ao cliente, exercite a empatia e a escuta ativa. Lembre-se: nenhum colaborador é igual ao outro.

5 – Recolha um feedback da clientela

Depois disso, espere um tempo considerável e passe a recolher feedbacks dos clientes. De forma natural, introduza na finalização da compra, já na etapa do pagamento, a informação de que a sua empresa tem investido em treinamento de atendimento ao cliente. Pergunte o que o cliente achou e questione se ele ficou satisfeito com a atenção que recebeu. 

Por que investir em treinamento para atendimento ao cliente?

Os resultados podem ser sentidos no dia a dia e no faturamento: vendas mais ágeis, contato empático, retenção e fidelização de clientes. O treinamento de atendimento ao cliente pode possibilitar:

  • Colaboradores mais engajados;
  • Clientes mais confiantes e fiéis;
  • Um diferencial muito competitivo para seu negócio;
  • Além de um maior alinhamento com os propósitos e valores da sua empresa.

treinamento para sua equipe para 2023 - treinamento para atendimento ao cliente

Quer mais motivos? Em pesquisa, a Zendesk concluiu que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. O SEBRAE também reconheceu a importância do treinamento para atendimento ao cliente e criou um e-book sobre como capacitar seus colaboradores para atender bem. 

Bom treinamento e até a próxima!

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