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Treinamento de atendimento ao cliente:
prepare sua equipe para 2023
Esse é um ano importante para o Brasil no setor econômico. 3 Anos depois do lockdown, ainda estamos sentindo as instabilidades deixadas pela pandemia. Portanto, qualificar sua equipe e cativar seus clientes é fundamental para assegurar seu negócio em 2023.
Pensando nisso, trouxemos recomendações de treinamento de atendimento ao cliente. Isso vai ajudar seu time a aprimorar o atendimento e a prestação de serviços. Vale a pena conferir!
Como montar um treinamento?
Para montar seu treinamento para atendimento ao cliente ou escolher um curso e investir na melhora de falhas específicas do seu time, você precisará reconhecer o que já está bom no seu atendimento, ter clareza sobre o que precisa ser aprimorado e pensar em uma maneira eficiente e afetiva de repassar esse conhecimento para o seu time.
Outra dica é ouvir seus clientes mais críticos e antigos. A experiência próxima que eles têm com a sua empresa pode trazer uma visão relevante de alguém de fora. Esse cliente provavelmente já está com você há alguns meses e nesse tempo pode ter vivenciado situações em que um treinamento para atendimento ao cliente faria total diferença.
Dicas para o seu treinamento para atendimento ao cliente
Confira nossas recomendações:
1 – Mapeie o que seus clientes esperam que melhore
Já recebeu alguma reclamação a respeito da sua empresa? Se sim, a respeito de qual etapa do atendimento? E qual era a queixa do cliente? Nessa etapa, entreviste brevemente seus clientes e mapeie suas dores.
2 – Identifique onde seu atendimento está pecando
Evite falhar com sua equipe. Não se engane como muitos gestores que acham que as falhas no atendimento têm relação apenas com o comprometimento do profissional. Isso não é verdade: como responsável pelo time, seu papel é oferecer conteúdo e disponibilizar conhecimento para corrigir falhas.
Analise onde estão as falhas que impactam na satisfação do cliente e na decisão de compra.
3 – Desenhe um objetivo a partir disso
Agora é hora de colocar tudo no papel e definir o objetivo do treinamento de atendimento ao cliente. Depois de ouvir seus cliente mais críticos, nessa etapa se faça perguntas do tipo:
- É preciso melhorar a abordagem ou a finalização do atendimento?
- O seu colaborador já tem o conhecimento necessário para basear os argumentos durante a venda do produto ou serviço?
- A abordagem pós-venda acontece com a frequência adequada e está sendo efetiva?
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4 – Use exemplos de situações reais e cotidianas durante o treinamento de vendas
Seu colaborador precisa se identificar e se reconhecer no treinamento de atendimento ao cliente. Para garantir colaboradores curiosos e engajados, cite e demonstre exemplos de situações reais que já aconteceram em sua loja. Assim o curso tende a ficar mais prático e interessante.
Nessa hora, não cite apenas as falhas do seu colaborador ou time. Também relembre e fale sobre os pontos positivos no atendimento. Fale sobre as vezes em que um problema pode ser resolvido com facilidade e rapidez graças a proatividade de um funcionário.
Na hora de lidar com a equipe no treinamento de atendimento ao cliente, exercite a empatia e a escuta ativa. Lembre-se: nenhum colaborador é igual ao outro.
5 – Recolha um feedback da clientela
Depois disso, espere um tempo considerável e passe a recolher feedbacks dos clientes. De forma natural, introduza na finalização da compra, já na etapa do pagamento, a informação de que a sua empresa tem investido em treinamento de atendimento ao cliente. Pergunte o que o cliente achou e questione se ele ficou satisfeito com a atenção que recebeu.
Por que investir em treinamento para atendimento ao cliente?
Os resultados podem ser sentidos no dia a dia e no faturamento: vendas mais ágeis, contato empático, retenção e fidelização de clientes. O treinamento de atendimento ao cliente pode possibilitar:
- Colaboradores mais engajados;
- Clientes mais confiantes e fiéis;
- Um diferencial muito competitivo para seu negócio;
- Além de um maior alinhamento com os propósitos e valores da sua empresa.
Quer mais motivos? Em pesquisa, a Zendesk concluiu que 61% dos consumidores afirmam que ser bem atendido é mais importante do que o preço ou a qualidade dos produtos. O SEBRAE também reconheceu a importância do treinamento para atendimento ao cliente e criou um e-book sobre como capacitar seus colaboradores para atender bem.
Bom treinamento e até a próxima!
Fale conosco em caso de dúvidas e conheça a nossa coleção Secrets!